Bons Hábitos para Autor de Teatro

Bons Hábitos para Autor de Teatro

Seis Bons Hábitos para Autor de Teatro

Numa época em que os transmissores de séries e filmes em casa esvaziam salas de teatro, a chance de surgirem novos grandes dramaturgos fica cada vez mais baixa. O bons autores precisam, mais do que nunca, abraçarem hábitos saudáveis para não sucumbirem na mediocridade.  Veja se você já desenvolveu esses hábitos ou ao menos já pensou neles.

O Autor de Teatro Profissional

e seus Hábitos

1) Ler Peças de Referência

Muito autor novo vem escrevendo importantes  obras ao redor do mundo, mas  é inegável:  “A Roda já Foi Invetada”.
O autor profissional combina eventuais novas descobertas com o hábito constante de ler autores referenciados academicamente e pela crítica. Clique aqui para ler alguns deles e aqui para adquirir  suas obras.

2) Assistir Bons Espetáculos

Alguns grande gênios conseguiram criar obras absolutamente fantásticas, sem nunca terem entrado em uma sala de teatro ou concerto. Se esse não for o seu caso, investir tempo e dinheiro para vivenciar bons espet áculos é um hábito super saudável.

Novamente, embora muito coisa boa e nova venha sendo montada, os grandes autores quase sempre garantem bons espetáculos.

3) Escrever Sempre

Todo bom autor, dramaturgo ou romancista, está em constante produção; escrevendo. Não necessáriamente “A Grande Obra”, nem mesmo “A Boa Ideia”, mas escrevendo sempre.

Não raramente sou abordado por pessos que dizem “Ah, também sou escritor”. A pergunta que guardo na mente é: “Quantas páginas diárias (em média) você tem o hábito de escrever?  Menos que dez? Você pode ter escrito algo, mas não é escritor”.

Sempre que você tem um amigo escritor e pergunta sobre ele, oprocura  ou tem noticias dele, a resposta sempre é: ele está escrevendo.

4) Observar as Pessoas

O acontecimento teatral tem a pessoa humana e seu drama no cerne de tudo; o dramaturgo profissional , sempre que pode, está observando o homem:

  • O que motiva essa ou aquela fala?
  • O gera conflitos e paz?
  • O que há no silêncio daquele que se cala?
  • Porque um determinado agrupamento acontece?
  • Porque as pessoas usam (ou não usam) determinados gestos, roupas, estilos de cabelo e ornamentos?

5) Faça Metáforas, Alegorias e Analogias

Uma das diferênças mais básicas entre o autor comum e o grande autor, é que o mediano escreve sobre o viu e ouviu; o grande autor escreve sobre sua percepção (descontrução, simbologia, abstração) da experiência vivida ou não.

6) Leia em Voz Auta

O Teatro Dramático se manisfesta através da voz do autor: monólogos ou diálogos. O autor profissional está sempre resmungando esse ou aquele texto para ouvir o experimento sonoro (isso é a voz).
Ponha seus textos para a leitura: com amigos, outros autores, atores ou em vídeo.

Diferentemento do ramance que se conlcui no papel, o teatro  só pode acontecer na cena e diante de platéia.