O espetáculo teatral é um acontecimento único, não se repete, pois o tempo não se repete. Por isso que uma lista com os 10 passos para a montagem de uma peça de teatro pode ser muito útil quando se está iniciando a atividade de produção teatral. Acima de tudo, porque todo cuidado em cada passo do processo de produção é justificado; realmente, você pode descobrir só depois da estreia, que errou nos primeiros passos. Tarde demais.
Nesse artigo apresento um rápido resumo no formato de 10 passos, obedecendo a mania humana de criar lista de 10 coisas, esperando lhe ajudar a entender os caminhos a percorrer na produção de um espetáculo teatral.
“Não foi uma única vez que pude constatar, na estreia do espetáculo, que eu tinha escolhido o texto errado.”
De ante mão me justifico; a imaginação humana tenta criar lista de 5 à 10 coisas. A exemplo dessas invenções temos: 7 pecados capitais, 10 mandamentos, 5 estágios do luto e 7 objetos que não se pode deixar de levar para a orgia. De fato, usamos essas técnicas para convencer, ensinar, fazer rir ou aterrorizar, porque funciona. Por certo, uma lista de compras será melhor compreendia do que se descrita num texto. Do mesmo modo, são as proibições, piadas ou lições.
Analogamente, fiz, como no folclore judaico-cristão, uma lista de 10, mas, ao contrário desse folclore, minha lista pode ser refutada, aprimorada ou simplesmente ignorada. Esses 10 Passos para a montagem de uma peça de teatro estão divididos em 2 Etapas: Pré-produção (passos de 1 a 7) e Produção (Passos de 8 a 10)
Não raramente o produtor inicia a produção do zero; nesse caso há que se aprender à captar os recursos. Você pode aprender essa atividade no Curso de Elaboração de Projetos Culturais. Por outro lado, existem aqueles que são contratados, e os recursos já foram captados. Ainda assim, de um jeito ou de outro, você tem que consultar os cofres e saber com que recursos está lidando.
“Quase sempre, todo o recurso para um espetáculo é gasto antes mesmo de saírem da fase de ensaios.”
Se estiver com o caixa a zero, não desista, você pode aprender a captar recursos, mas não tente montar um espetáculo sem recurso nenhum.
Se já tiver captado algum dinheiro para a produção, passe para o passo seguinte.
PlayMakers Repertory Company production of Noises Off. Credit: Jon Gardiner
DICA Se não tiver nenhum centavo para a produção, mas já tem o texto, faça leituras dramáticas. Aprenda o que são Leituras Dramáticas no Curso de Redação de Textos Teatrais. |
Tiros na Brodway (Bullets Over Bordway)- 1994/EUA
Direção: Woody Allen
Ao mesmo tempo que produtor iniciante sente um impulso urgente de começar a elencar atores e iniciar ensaios, recomenda-se, porém, que se controle e escolha a equipe que vai gerenciar, criar, coordenar e administrar, ou seja, os que não mostram a cara no palco, mas torna o espetáculo possível.
“Ao lidar com recursos públicos ou patrocínio privados, você deve dar uma atenção dobrada na escolha da pessoa responsável pela administração.”
Embora o elenco seja a porção da produção que a plateia lembrará mais, porque é com ele que ela se relacionará mais diretamente, é, todavia, igualmente importante quanto as demais funções da montagem.
Para montar um peça do teatro dramático, você precisará, ao menos, de pessoas que se responsabilizem pelas seguintes áreas:
Esse é definitivamente a bifurcação mais radical no caminho para o acontecimento teatral, pois apesar de muitos atores, diretores e produtores acharem que sabem escrever seus próprios textos, pois têm boas ideias, a verdade é quase invariavelmente assim: acabam por produzir espetáculos sem importância (no melhor dos casos) , se ressentem com a reação negativa e culpam a televisão, a internet, a super produção no teatro ao lado, a chuva e até o entregador de pizza. Alguns mais espertos se perguntam: o que eu fiz de errado? Eu digo o que fez errado: Ignorou a profissão do Dramaturgo investindo apenas 180 reais.
“O Texto de teatro é o ofício do Dramaturgo. Não é o ofício de quem tem uma agrande ideia, uma boa redação e nem de quem tem anos de experiência nos palcos.”
Você é ator, diretor, professor ou produtor e gostaria de transformar suas ideias em Peça Teatral? Aprenda o ofício da dramaturgia
DICA Tenha em mente as limitações financeiras ao escolher os textos para avaliação da equipe, pois ele (o texto eleito) é que determinará o tamanho do elenco, o espaço cênico e diversas outras condições que já podem estar impostas por ele. Não desgaste a equipe com avaliação de obras que não cabem no escopo da produção. |
Por mais que o site Texto Dramático ofereça bons conhecimentos e sugestões, ele se limita ao preparo do autor amador. No link acima você poderá aprender a fundo e amplamente, podendo, ao concluir o curso, escrever peças teatrais profissionalmente.
Esse site oferece centenas de peças para a leitura; se você e nenhum membro da sua equipe ambiciona ser o Autor da Peça, é assim: lendo toda peça que puder lançar mão, é que se escolhe a peça certa.
Selecione as peças mais relevantes e passe para o passo seguinte.
Nunca uso uma peça indevidamente. Você é da área, deve apoiar o colega artista e não roubá-lo. Já somos roubados por todos os lados: nos roubam benefícios, direitos, respeito ; somos um pequeno grupo remando contra uma correnteza de descaso, desinformação e ideologias-meia-boca de internet que mais e mais confundem as pessoas e nivela a arte pela industria do entretenimento; a direção certa é a colaboração.
“O artista independente brasileiro forma um grupo bem pequeno. Roubar-nos uns aos outros manterá o grupo à marginalidade.”
Com raríssimas exceções, todo texto tem um autor. Saiba tudo sobre direitos autorais e como conseguir direitos de montagem no site da SBAT.
Imagem: site kriô Arte
DICA Alguns autores não registraram suas obras na SBAT, isso não significa que estão livres para uso. O Registro na SBAT é uma escolha do Autor, mas a Lei protege todas as obras e seus autores. |
Essa equipe é formada pelos artistas:.
Entenda, não se trata de um único encontro; é uma Fase da Etapa Pré Produção e serão várias reuniões nas quais vocês farão os trabalhos com base no texto.
.
“O Teatro é uma arte coletiva. A combinação de visão dos criadores, cada um em seu departamento, suscitará relevantes aspectos que despertará novos processos criativos ums nos outros.”
É nessa fase que a direção irá expor a sua visão, coletar todas as ideias e, depois de filtrá-las, imprimir uma estética única que alinhavará e guiará todas demais criações.
Oskar Eustis (second from right) directs company members in a rehearsal for Julius Caesar
Quando todos os criadores entenderem a visão da direção e do produtor, e apresentarem suas ideia em forma de documentos, esboços, mostras (tecidos, madeira, tinta, etc) ou fotos, vá para o passo seguinte.
Uma vez com as propostas de criação nas mãos, é hora de encontros com a administração. Vocês irão somar os gastos previstos pelos criadores aos gastos administrativos, operacionais e com publicidade como: cachês, impostos, logística, transporte, alimentação, seguros, contador, advogado, direitos autorais diversos, impressos, aluguéis e veiculações em rádio, tv e sites, além do que mais administração entender necessário.
“Esse não é uma fase divertida , mas é nela que será estruturada a produção.”
Muitas vezes essa é uma Fase (passo) frustrante, quando, por exemplo, a administração entende que alguns custos deverão ser reduzidos.
SUGESTÃO
Sabendo, por experiência própria, que os recursos sempre são escassos, faça os cortes necessários nesse momento, nunca nas fases de produção e apresentação. É melhor lidar com um figurinista que esbraveja sua frustração na pré produção, do que ficar sem recursos para pagar aluguel do teatro.
Totalmente interados das limitações e vantagens dessa produção, o produtor, diretor e o diretor de elenco (quando for o caso) irão escolher os atores, cantores, baliarinos e demais artistas performáticos presvistos.
A presença do produtor não é necessária nesse passo, mas muitos gostam de acompanhar toda a produção, nesse caso, lembre de não se intrometer.
“Confie nos talentos e intuições do diretor e do diretor de elenco. Eles trabalharão com os atores diretamente, não você.”
Depois que o elenco e técnicos (esses já com contratos provisórios, pois já participaram de passos anteriores) forem selecionados, contratos devidamente revisados e assinados, você terá concluído a fase de Pré produção.
Theater Around The Bay: The Audition and Seleção de Elenco (Stuart Bousel, Lana Russell) | San Francisco Theater
Finalmente, é o fim da pré-produção e o início da produção. Todos devem estar ali, é o primeiro grande encontro.
Essa fase chama-se “Ensaio de Mesa”, pois é isso mesmo que é: Sentam-se todos ao redor da mesa e vão fazendo e colhendo notas, observações e anotando providências a serem tomadas.
DICA Garanta que esses encontros aconteçam em um ambiente agradável e confortável; ofereça bebidas, algo para comer e inspire sua equipe a evitar o estresse desnecessário. |
Autor da foto: Jakub Jakubec – Ensaio de Mesa de “A Very, Very, Very Dark Matter”
Cada diretor e produtor tem o seu próprio método. Eu, quando dirijo, gosto de fazer vários ensaios de mesa, assim como gosto que os demais criadores, operadores e assistentes já participem e não admito ensaio de mesa sem vinho.
Normalmente essas leituras são coordenadas pelo Diretor.
Imediatamente, passamos para a fase em que todos criam; juntos ou separados, mas sempre unidos pela visão do diretor.
O diretor de elenco treina os atores. Essa função é assimilada pelo Diretor da peça, na maioria das produções pequenas.
Em seus locais, estúdios e ateliês, o cenógrafo, figurinista, sonoplasta e iluminador vão concluindo suas criações.
How our Scenic Workshop created part of the set for Love’s Labour’s Lost/Love’s Labour’s Won, 2014. © RSC
DICA Tenha sempre um calendário com pontos de controle para que os criadores não se distanciem das datas de fechamento. |
É esperado que ele aconteça no palco em que será a estreia, e como acontecerá de verdade: com figurinos, alegorias, efeitos e, algumas vezes, uma pequena plateia experimental.
Tudo deve estar criado e testado. Agora é uma questão de sincronia e harmonia.
“Acabam os contratos da maioria dos criadores e inicia o reinado dos operadores, tecnicos, assistentes e, evidentemente, os atores.” |
Uma dica de filme que ilustra com muito bom humor o que são os ensaios gerais e o que pode dar errado na montagem de uma peça: que é absolutamente tudo.
O filme é uma adaptação da peça do britânico Michael Frayn e tem a direção do genial Peter Bogdanovich, no elenco conta com as super estrelas: Carol Burnett, Michael Caine e Christopher Reeve.
No Brasil foi lançado com o patético nome “Impróprio para Menores”.