Como Começo a Montar uma Peça Teatral
QUAIS SÃO OS PRIMEIROS PASSOS PARA PRODUZIR UM ESPETÁCULO TEATRAL
Embora falamos “montar uma peça teatral”, é certo dizer “produzir um espetáculo teatral”. A peça é o texto, no entanto nem todo espetáculo nasce a partir do texto (Leia Teatro Pós-dramático). Espetáculo é o resultado, o acontecimento.
O TEXTO
Para Montar uma Peça Teatral, antes de tudo, você precisa escolher (ou escrever) o Texto.
Pode não precisar do texto em criações concebidas no Work in Progress, o Pós-Dramático ou A Exigente Técnica da Improvisação. Nesses casos a criação do texto pode fazer parte do processo de montagem. Se não for o seu caso, ter o texto e o direito de montagem é o primeiro passo.
Depois de estudar muito bem o texto, você deve definir como pretende montar. A resposta a isso pode envolver as características:
a) comerciais,
b) acadêmicas,
c) sociais ou
d) experimentais…
…que o motivaram a produzir um espetáculo espetáculo, em primeiro lugar.
COMPOR A EQUIPE
Vamos supor que você queira produzir um espetáculo teatral comunitário, sem fins lucrativos e sem patrocinadores. Essa é uma boa forma de iniciar, pois não precisaremos lidar, nesse momento, com orçamentos rigorosos, planilha de custos em formatos específicos e outros detalhes ligados à legalidade de contratações de serviços, impostos e leis trabalhistas.
Você vai precisar formar uma equipe. Teatro é uma arte coletiva.
Listo aqui as funções mais comuns que formam a equipe para produzir um espetáculo teatral. Se não tiver certeza sobre como formar sua equipe, escolha primeiro um diretor e decidam juntos a composição da equipe.
Produtor
O que transforma a ideia em realização. O Produtor é o realizador. Ele possibilita o encontro das partes e as conduz até e/ou durante o acontecimento teatral.
Diretor
É o encenador chefe. Ele entende o espetáculo como um todo e em seu conteúdo e expressão artística. Ele busca dos demais artistas e técnicos o necessário para sua realização de forma integrada.
Elenco
São os atores, bailarinos, acrobatas, cantores ou outros artistas cênicos.
Cenógrafo
O responsável pela ambientação do espaço cênico.
Figurinista
Cria a roupa (quando houver roupa) dos personagens.
Diretor de arte
Cria adereços e objetos de cena e outros elementos complementares que não foram contemplados pelo figurinista nem pelo cenógrafo.
Sonoplasta/videomaker/Designer / coreógrafo/ Maquiador/cabeleireiro
São alguns outros criadores que podem fazer parte da montagem.
Técnicos
Operadores (som, luz, vídeos, efeitos), Assistentes: retiram cenários, montam e desmontam palco, auxiliam as trocas de figurinos, atendem a porta, plateia, etc.
Saber o que você pretende, portanto, definirá a composição de sua equipe.
PRÉ-PRODUÇÃO
A ideia de montar um espetáculo teatral já está na mente de quem desejou o espetáculo. Esse pode ser você, que atua, portanto, como o produtor. O início de sua montagem, entretanto, é considerado um fato quando ocorre o primeiro encontro da equipe: A Pré-produção.
Como o nome diz, são os preparativos para a produção. Se o espetáculo fosse um bolo de aniversário, a pré-produção seria o momento em que a mãe pergunta para a criança sobre como ela gostaria que fosse o bolo. O preparo do bolo seria a Produção e a festa de aniversário a Apresentação (O acontecimento).
Os membros que compõem a equipe deverão encontrar portanto uma uniformidade, uma visão comum a todos. Cada um, em suas funções, mostrarão suas necessidades, suas ideias e dirão o que, nesse processo, precisará do outro. Depois disso o diretor ficará encarregado de coordenar as criações e manter o produtor atualizado das necessidades e questões do processo de montagem.
Depois dos encontros de Pré-produção iniciarão os ensaios e a produção.
Se você pretende dirigir, siga lendo os artigos na categoria montagem.
Comece Simples
Uma peça simples e curta pode não gerar um espetáculo completo, todavia pode ser bem agradável de se assistir. Pode também ser um ótimo exercício para todos os envolvidos na montagem.
No livro “Cenas Curtas e Ágeis” de minha autoria, você encontra diversas cenas completas, sempre curtas e bem simples. Um ótimo material para aprender a montar seu primeiro espetáculo, trabalhando com técnicos e elenco que desejam adquirir experiência.
Aprenda mais sobre esse tema. Visite a Biblioteca do Teatro